A partir de segunda-feira (13), a Baixada Santista passa à fase amarela do plano de flexibilização. A notícia foi dada pelo governador João Doria na tradicional coletiva de hoje (10), e estipula regras para a flexibilização da quarentena.
Doria ressaltou que o Estado de São Paulo entrou na fase da epidemia em que o número de casos se mantém estável, sem crescimento. "O índice de mortes teve queda significativa nas últimas duas semanas e pela primeira vez desde o início da pandemia". O governador ainda cita a continuação da quarentena. "Quem puder deve permanecer em casa. E quem precisar sair, use máscara".
Fase amarela
A mudança autoriza os municípios a editar as regras mais tolerantes do funcionamento do comércio, que pode atuar com até 40% da capacidade física por seis horas diárias. – Duas horas a mais do que na fase laranja.
Bares, restaurantes e praça de alimentação funcionarão, desde de que ao ar livre, com até 40% de ocupação e seis horas. Adotando as medidas restritivas, o que também vale aos salões de beleza e barbearias.
Eventos, convenções e atividades culturais também podem voltar a acontecer com 40% de ocupação, marcação delimitada de distância mínima e acesso controlado de pessoas.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de São Vicente (Aciesv), Alcides Antoneli, demonstrou satisfação com o avanço. “Já é um grande passo para nós como cidadãos, que estamos tomando os devidos cuidados e conseguindo vencer esta fase. Mais ainda aos comerciantes que tiveram que fechar as portas, e agora podem retomar seus negócios”.
Alcides comenta sobre a expectativa de crescimento econômico. “Mesmo com as restrições, a reabertura desses novos segmentos já proporciona à cidade o início do regaste da economia local. Nós, como Associação, estamos sempre incentivando o cumprimento das regras, para que possamos avançar e passar à próxima fase e voltar à normalidade econômica”.
Regras para reabertura das academias:
Regras para reabertura dos salões de beleza:
Regras para reabertura dos bares e restaurantes:
Regras para reabertura das atividades culturais: