Com a possibilidade da volta da poliomielite e de outras doenças erradicadas foi lançada a Campanha Nacional de Multivacinação contra a poliomielite, rubéola e sarampo para menores de 5 anos. Em São Vicente, a ação conta com o apoio da Associação Comercial de São Vicente (ACIESV) e das três unidades do Rotary na cidade. O lançamento foi na manhã dessa terça-feira (dia 31), na sede da entidade vicentina (Rua Jacob Emmerick, 1238, Parque Bitaru).
Para a presidente da ACIESV, Regina do Carmo, é muito importante a entidade vicentina apoiar um projeto desse. “Temos um grande prazer de receber o lançamento dessa campanha de saúde pública que é reconhecida mundialmente. Queremos contar com o apoio dos empresários e população vicentina”, comentou.
Projeto Pólio Plus
O Rotary Internacional é uma rede global de pessoas que se unem e entram em ação para causar mudanças em si mesmas, nas comunidades e no mundo. Desde 1985, eles mantêm em prática o Projeto Pólio Plus, que visa eliminar a poliomielite através de apoio às campanhas públicas de vacinação. O sucesso deste projeto abriu caminho para outra prioridade: a erradicação global da pólio. Como resultado do empenho e dedicação ao longo dos anos, mais de 2,5 bilhões de crianças foram vacinadas. Desde o lançamento da campanha Pólio Plus, em 1985, houve uma queda de 99% no número de casos da doença em todo o mundo, sendo que o vírus só continua endêmico em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.
A doença
A poliomielite é altamente infecciosa, deformadora e fatal. Afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade em algumas partes do mundo. O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia em questão de horas em qualquer pessoa. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi usada pelo Rotary e seus parceiros para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro nas últimas décadas.