Em meio à escassez de crédito no mercado, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), anuncia o lançamento do Programa de Crédito para Mulheres que tem como objetivo apoiar as empreendedoras na hora de adquirir empréstimos. São parceiros da iniciativa a ACCredito, fintech de crédito da ACSP, o Banco Pérola, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), o Sicoob Regional e a Credisan Regional.
O escopo do Programa de Crédito prevê também ações no eixo educacional. Para isso, o CMEC firmou convênio com a Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, para orientar empreendedoras por meio de cursos de educação financeira e gestão de orçamento doméstico, no formato de videoaulas, e organizados com foco em três módulos: empreendedoras, jovens e MEIs. O conteúdo ficará disponível no Profis Online, plataforma educacional da ACSP.
Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC, lembra que durante a pandemia a situação financeira dos negócios chefiados por mulheres foi agravada. Ela cita, por exemplo, que de acordo com o estudo do Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), no período pandêmico, 42% das empreendedoras brasileiras que solicitaram crédito tiveram seus pedidos negados. “Não há oferta de crédito suficiente para empreendedoras. As que existem quase nunca chegam a quem necessita”, analisa.
Para Ana Claudia, a parceria entre o conselho e Boa Vista para educar as mulheres vai contribuir também na diminuição do endividamento e inadimplência das empreendedoras. “Nós acreditamos no crédito com orientação. Desse modo é que conseguiremos garantir o desenvolvimento sustentável de cada negócio”, frisa.
“Temos uma relação muito próxima com a Associação Comercial de São Paulo, e ajudarmos o CMEC e as mulheres empreendedoras com o nosso conhecimento em educação financeira reforça o papel social que temos em nosso propósito”, complementa Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista.
O pontapé inicial para o lançamento do Programa de Crédito para Mulheres será dado no dia 15 de março, Dia do Consumidor, com a palestra da diretora do Banco Pérola, Alessandra França, especialista em crédito para microempreendedores e premiada internacionalmente por seus projetos.
Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC, lembra que durante a pandemia a situação financeira dos negócios chefiados por mulheres foi agravada.