O amor já está no ar e nas lojas de São Vicente também. Com a proximidade do Dia dos Namorados (12/6), os comerciantes da cidade já preparam vitrines temáticas e promoções especiais para os casais. De acordo com recente pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Vicente (ACIESV), 81% dos entrevistados apostam em um crescimento de entre 5 e 10% este ano, em relação ao mesmo período no ano passado.
Com um otimismo ainda modesto, já que 48% acreditam que a margem de aumento deve ficar nos 5%, apenas 3% não esperam crescer. Do outro lado da moeda, com uma expectativa de vendas maiores em 15%, ficaram 6% dos participantes da pesquisa. Para a presidente da ACIESV, Regina do Carmo, os dados apontam que mesmo com as dificuldades que ainda atingem o País, o comércio vicentino é forte.
“Nossos comerciantes estão sempre buscando inovar. O crescimento em momento de dificuldade depende disso. Sair da zona de conforto e procurar entender o que o cliente realmente precisa e busca”, diz. Para atrair os novos compradores, os comerciantes estão investindo em bom preço e promoções, tanto que 66% apostam alto nessas ações para as vendas nesta data comemorativa tão especial. Já 28% não dispensam o bom atendimento para vender mais e 6% pretendem conquistar os clientes com vitrines mais atrativas.
Presentes
O destaque dos presentes entre os casais fica para as roupas, com 40% da opção de compra, segundo os comerciantes. Os cosméticos estão na segunda posição, mas com uma distância grande, com 14%. Eletrônicos e calçados ficam com 9% e 6%, respectivamente. Os 31% restantes devem optar por outros produtos.
Sobre o pagamento, o cartão de crédito ainda é a principal escolha do consumidor na hora de fechar a venda, para 78% dos entrevistados esta será a escolha do cliente, já que permite o parcelamento sem juros em diversos estabelecimentos. Dinheiro e débito ficam com 11% cada.
Campanha ‘Mais Vantagens ACIESV’
Agora, o comércio vicentino conta com mais uma novidade. É a Campanha “Mais Vantagens ACIESV”, desenvolvida pela própria entidade, que utiliza o Facebook para promover descontos exclusivos oferecidos aos internautas. A ideia é fomentar ainda mais o uso da comunicação on-line para mostrar tudo o que comércio da cidade tem de bom para os consumidores da região.
Para isso, a ACIESV cadastra os comércios participantes e as promoções indicadas. Todos os clientes que apresentarem, nas lojas cadastradas, o cupom virtual anunciado no Facebook da entidade serão contemplados. “É uma iniciativa moderna. Há dois anos iniciamos a produção de conteúdo, com cobertura de eventos e notícias, em nossa fan page. Hoje, nosso alcance é bastante expressivo. Queremos retribuir essa visibilidade aos nossos associados”, diz Regina.