O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista se reuniu por videoconferência nesta manhã (21), para definir as medidas necessárias para que o vírus seja contido e ressaltou a importância da ausência de contato. As mudanças passam a valer a partir desta segunda-feira (24), com prazo indeterminado.
Acessos às Cidades da Baixada Santista
Diante da peculiaridade da região, por conta dos imóveis de veraneio, com o grande movimento de veículos que ainda estão se dirigindo à Baixada, cada cidade realizará bloqueios estratégicos nos seus acessos, permitindo apenas aqueles que comprovem vínculo empregatício ou residencial. Será encaminhado pedido ao Governo do Estado para a realização de campanha de comunicação para que turistas não venham à região, e encaminhamento de pedido de triagem pelo Estado dos veículos no pedágio, preservando as excepcionalidades, como profissionais de serviços essenciais, veículos de abastecimento, Porto e Polo Petroquímico.
Comércio
Fechamento total dos estabelecimentos comerciais, incluindo marinas, clubes, lojas de conveniência de postos de combustível, mantendo aberto apenas supermercados, feiras livres, venda de gás, postos de combustível, farmácias e estabelecimentos do ramo alimentício, com as portas fechadas, apenas para delivery.
Insumos
Diante da dificuldade de compra de materiais necessários para hospitais e equipamentos de Saúde, solicitação de apoio do Governo do Estado para preferência na compra desses materiais para os municípios da região.
Calamidade Pública
Todas as Cidades estão em estado de calamidade pública.