NOTÍCIAS

Contas de início de ano: planeje-se para não comprometer seu orçamento em 2019

15/02/2019

Janeiro chegou e, com ele, as despesas de início de ano: IPTU, IPVA, material escolar e rematrícula.

Para começar o ano numa Boa e manter as contas em dia, preparamos algumas dicas.

 

  1. Organize sua vida financeira

O primeiro passo para colocar a vida em ordem é colocar no “papel” todas as despesas (fixas ou não) e também todos os rendimentos disponíveis. Você pode usar o nosso modelo de planilha para ajudar nessa tarefa. Feito isso, você saberá o que é possível pagar à vista ou parcelado e estabelece as prioridades.

 

  1. 13º – Se sobrou, agora é a hora de usar

Se você seguiu nossas dicas de fim de ano e conseguiu guardar uma parte do 13º, poderá usar essa grana extra agora para conseguir melhores condições na hora de arcar com as despesas de janeiro.

 

  1. IPVA ou IPTU?

Sempre fica aquela dúvida: quando não é possível quitar as duas taxas à vista, qual escolher? O IPVA 2019 oferece desconto de 3% para o motorista que optar por pagamento em parcela única em janeiro. No caso do IPTU, você deve consultar o percentual oferecido no seu município. Historicamente, o IPTU apresenta descontos mais atrativos. Se tiver algo investido no banco, se o percentual de desconto for maior que o rendimento do mês, pode valer a pena resgatar o dinheiro do banco para quitar os impostos.

 

  1. Material escolar e rematrícula

Algumas escolas disponibilizam a lista de material escolar e livros paradidáticos em dezembro ou início de janeiro. Planeje-se, veja o que é possível reaproveitar e pesquise preços antes de ir às compras. No caso da rematrícula, se não for possível o pagamento à vista, veja a possibilidade de diluir o valor nas próximas mensalidades. Ah! Em caso de irmãos na mesma escola, negocie um desconto.

 

  1. Cartão de crédito

A fatura chegou! E nela, o resultado das compras de Natal. Se não for possível pagar o total, evite fazer o pagamento apenas do mínimo. Entre em contato com a administradora do cartão e veja as condições para parcelamento. Além disso, durante o período que estiver comprometido com este pagamento, evite usar o cartão de crédito.

 

  1. Férias

Muita gente aproveita o período das festas para curtir férias merecidas. Se esse foi o seu caso, neste mês de janeiro o salário deve vir um pouco menor, já que os dias de férias foram pagos antecipadamente. Por isso, se você não separou um pouco do dinheiro recebido antes, agora é hora de apertar o cinto e organizar as contas.

 

Fonte: Boa Vista SCPC.



OUTRAS NOTÍCIAS