São Vicente (SP) – Os comerciantes de São Vicente estão otimistas com a chegada do Dia das Mães (14), considerada a segunda melhor data comemorativa pelo varejo. Segundo pesquisa realizada esta semana pela Associação Comercial de São Vicente (ACIESV), 63% dos entrevistados acreditam em um crescimento de 10% este ano, em relação ao mesmo período de 2016.
Já 26% esperam um crescimento mais modesto, em torno de 5%. O restante (11%) almeja atingir 15% de aumento nas vendas. “O resultado da pesquisa é o reflexo de uma mudança no rumo da economia. Os comerciantes vicentinos são dedicados e sabem driblar as dificuldades da crise, com bons atrativos para o cliente”, avalia a presidente da ACIESV, Regina do Carmo.
Sobre os presentes mais procurados, o destaque fica para as roupas, com 52% da opção de compra, segundo os comerciantes entrevistados. Os calçados estão em segundo lugar, com 22%. Eletrônicos e cosméticos empatam com 4% cada. Os 18% restantes devem optar por outros produtos para presentear as mamães.
Em relação a forma de pagamento, o cartão de crédito apresenta larga vantagem e deve ser a principal escolha do consumidor na hora de fechar a venda, já que permite o parcelamento sem juros, em diversos estabelecimentos. Para 84% dos entrevistados esta será a escolha do cliente. Dinheiro e débito ficam com 4% cada e crediário próprio com 8%, de acordo com a pesquisa.
Para atrair os potenciais compradores, o investimento está centralizado em duas formas: 67% pensaram em promoções, para que o preço caiba no bolso dos clientes, e 22% apostam no bom atendimento. Já 11% devem investir mais na montagem das vitrines temáticas.
Campanha ‘Mais Vantagens ACIESV’
A partir deste Dia das Mães, o comércio vicentino irá contar com mais uma novidade. É a Campanha “Mais Vantagens ACIESV”, desenvolvida pela própria entidade, que pretende usar o Facebook para promover descontos exclusivos oferecidos aos internautas. A ideia é fomentar ainda mais o uso da comunicação on-line para mostrar tudo o que comércio da cidade tem de bom para os consumidores da região.
Para isso, a ACIESV iniciou um cadastro dos comércios participantes e as promoções indicadas. Todos os clientes que apresentarem, nas lojas cadastradas, o cupom virtual anunciado no Facebook da entidade, serão contemplados. “É uma iniciativa moderna. Há dois anos iniciamos a produção de conteúdo, com cobertura de eventos e notícias, em nossa fan page. Hoje, nosso alcance é bastante expressivo. Queremos retribuir essa visibilidade aos nossos associados”, diz Regina.