Uma pesquisa da Associação Comercial de São Vicente (ACIESV) mostrou que o preço será o fator determinante nas compras de Natal desse ano. Mais de 65% dos entrevistados responderam que irão levar em consideração o valor acima de qualquer outro aspecto, enquanto 27,8% buscam avaliar a qualidade do produto.
Mas isso não quer dizer que o consumidor irá gastar pouco. O levantamento mostra que 33,3% espera gastar entre R$ 201,00 e R$ 350,00, enquanto 27,8% planeja ainda ir além dessa faixa. Os vestuários lideram a intenção de compra por mais um ano com 61%, seguido por calçados (45%), perfumes e cosméticos (31%) e os brinquedos (22%).
Para 78%, o fator que determinará em que loja esse valor será gastado será o bom atendimento. Facilidade no pagamento (61%) e variedade de produtos (55,6%) vêm logo atrás.
“Os números mostram que a loja que investir em promoções para produtos de qualidade e na capacitação de sua equipe de vendas vai se destacar no período de fim de ano”, comentou a presidente da entidade vicentina, Regina do Carmo.
Outro resultado interessante foi sobre a forma de pagamento. As quatro opções ficaram praticamente empatadas: dinheiro e cartão de crédito (27,8% cada), cartão de débito e ainda não decidiram (22,2% cada). “Dessa forma, o comerciante que souber dar vantagens no pagamento à vista terá maior chance de vender mais”, saliente a presidente.
Tradição
As famosas lojas de rua de São Vicente deverão estar lotadas no período de compras. Destino tradicional dos vicentinos, elas são apontadas como o local preferido de 62,2% dos entrevistados. Lojas do shopping (30,9%) e Internet (16,7%) também são outras opções em alta para 2018.
E quem serão as pessoas presenteadas desse ano? De acordo com a pesquisa, mães e filhos serão os que mais vão receber presentes, empatados em primeiro lugar com 50% cada. Sobrinhos (44%), pais (20%) maridos ou esposas (22%), irmãos (11%) e namorados (17%) finalizam a lista.
O levantamento foi realizado em novembro pela ACIESV com consumidores de São Vicente entre os dias 22 e 24 de novembro.