Com a volta das atividades no setor de alimentação, é fundamental o controle rígido de segurança e higiene para o Microempreendedor (MEI), colaboradores, fornecedores e clientes. Por isso, o Sebrae preparou um “Protocolo de retomada” destinado a esses perfis de empreendedores, com a intenção de deixá-los informados a respeito dos novos hábitos de consumo e higienização.
O protocolo apresenta primeiramente os cuidados com a segurança e saúde diante do Covid-19, já que, o futuro dos negócios vai depender da adaptação destes métodos, já que os clientes estão cada vez mais cautelosos. Então é fundamental uma comunicação clara e eficiente com os consumidores para demonstrar confiança.
Com São Vicente em fase amarela, bares, restaurantes e lanchonetes já podem voltar a funcionar com rígidas restrições
Aqui algumas dicas de segurança com os consumidores:
- Informe aos clientes no site e/ou redes sociais que seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança.
- Treine sua equipe para falar com segurança sobre as medidas de higiene adotadas.
- Se for possível, o atendimento deve ser agendado para que seja possível cumprir os procedimentos de segurança, principalmente em relação ao distanciamento mínimo de 1,5 m e lotação reduzida.
- Além de oferecer álcool em gel, também ofereça borrifador com álcool 70% para os sapatos ou tapete com desinfetante, que deverá ser trocado ou higienizado periodicamente.
- Oriente os clientes sobre os cuidados para evitar aglomerações e recomenda-se o controle da entrada e saída dos clientes de uma forma programada.
- Se possível, procure realizar a abertura em horários diferentes para dar mais opções aos clientes e evitar picos de aglomeração.
Acesse aqui o protocolo completo: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/retomada-segura-das-atividades-mei-de-alimentacao,e3f7cf6ebc492710VgnVCM1000004c00210aRCRD