Quando se fala em Dia dos Pais, os consumidores vicentinos preferem comprar roupas (41,7%), segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial de são Vicente (ACIESV). Porém, aparecem também empatados na segunda colocação perfumes/ cosméticos e os indecisos, com 20,8% cada. O número é uma referência importante para os comerciantes que vendem produtos para o público masculino, já que sabendo se divulgar bem, será possível abocanhar esses consumidores que ainda estão na dúvida sobre o que comprar.
Para os consumidores, entre os fatores que influenciam a compra do presente, estão: preço (50%), seguidos do atendimento do vendedor e qualidade do produto (45,8% cada). As lojas de rua e bairro estão entre as preferidas, com 45,8%, depois vem quem ainda não sabe o local onde vai comprar (20,8%) e lojas do shopping, com 16,7%.
Quando questionados como será a forma de pagamento, metade (50%) respondeu que será no cartão de crédito, 29,2% no débito e 16,7% em dinheiro. Sobre o valor, 28,3% dos consumidores pretendem gastar de R$ 51 a R$ 100 e 33,3% serão mais modestos e planejam presentes de até R$ 50. Foram entrevistadas 87,5% mulheres e, do total, 79% disseram morar em Santos, número que mostra a força do comércio vicentino na região.
“Nesse ano, muitos dos que responderam nossa pesquisa disseram residir em Santos. Ou seja, são pessoas que se locomoveram da cidade vizinha para pesquisar preços e opções no nosso centro comercial. Isso mostra como é pujante o comércio de São Vicente e os comerciantes precisam aproveitar essas informações para agir de forma estratégica nessa data comemorativa”, analisou a presidente da ACIESV, Regina do Carmo.