A previsão para o feriado prolongado do Dia da Independência (7), é de sol. Segundo um levantamento do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes), a taxa de reserva em São Vicente é de 70%. Esse percentual é baseado nas limitações impostas pelas regras locais, nos quais os meios de hospedagem só podem utilizar 60% dos leitos.
Cuidados com higienização e uso de máscaras tem se mostrado de extrema importância para a retomada do setor
O presidente do SinHoRes, Heitor González, explica que apesar do temor a respeito do novo coronavírus, o segmento aposta no feriado para recuperar parte das perdas com o fechamento dos hotéis e restaurantes.
Dados da secretaria de Turismo mostra, que a Baixada Santista foi a escolha de oito milhões de turistas no ano passado – 18,2% do movimento do Estado. Em 2020 deverá fechará com seis milhões, mas pegará 20,1% dos destinos paulistas.
“O turismo é o primeiro setor a sentir o reflexo da crise, mas um dos primeiros a se recuperar”, diz Gonzàlez.
O presidente da Associação Comercial de São Vicente, Alcides Antoneli, comenta que o setor está seguindo as medidas e adotando os cuidados para evitar a disseminação do vírus. “Este movimento é importante para que o setor consiga arcar com suas despesas e mantenha seu funcionamento”.