Se faz vendas a prazo, financiamentos de qualquer espécie ou exerce atividade comercial que envolva risco financeiro, então, seu sócio é uma fonte de informações positivas. Isso envolve organizações de todos os portes dentro de muitos setores, principalmente instituições financeiras, startups, indústria, varejo, atacado e prestadores de serviços continuados.
Segundo a lei do Cadastro Positivo, as fontes precisam compartilhar dados positivos com os Gestores de Banco de Dados, como o Boa Vista.
Confira os passos de como compartilhar os dados de seus sócios de forma adequada à lei, e potencialize os resultados da análise de crédito.
- Identifique os associados que são fontes e entregue-os a “Declaração de Fonte”, que pode ser encontrada no portal Verde-Amarela.
- Seu sócio deve assinar a declaração que se juntará aos documentos societários da empresa, os quais precisam ser enviados para o e-mail: analise.documentos@boavistascpc.com.br
O compartilhamento de informações positivas só pode ser feito digitalmente, para isso, é preciso desenvolver o layout de envio dos dados. Se o associado já tem um design pronto e a carteira de clientes for apenas de empresas que vendem para empresas, o layout continua o mesmo.
O Cadastro Positivo é lei, e deve seguir os padrões impostos. Entenda quais os riscos no descumprimento destas obrigações legais:
- Os consumidores têm o direito de reclamar a falta de informações da fonte, e podem prejudicar a empresa por meio de processos judiciais.
- Há sansões no Código de Defesa do Consumidor trazem penalidades à empresa caso o cliente sinta-se prejudicado.
Todas as informações estão disponíveis no portal da Rede Verde-Amarela, através do link: https://www.redeverdeamarela.com.br/login/