Os aplicativos e as redes sociais passaram a ter um papel crucial nos últimos três meses. Em junho o Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa com 1.260 empresários dos setores de indústria, comércio e serviços. No total, 83% das empresas consultadas afirmam que estão utilizando essas ferramentas para incremento nas vendas.
As compras virtuais têm sido tendência entre homens e mulheres, das mais diversas faixas etárias
Desde a crise, 45% das empresas procuraram se adaptar à nova realidade e 69% afirmam que as ações tomadas serão permanentes no futuro. Entre as iniciativas implantadas diante do atual cenário incluem-se as vendas online e o delivery. No setor da indústria, bem como em empresas de médio e grande porte, destaca-se o home office como ação de “adaptação e sobrevivência”, e consequente redução de custos.
Sobre os avanços, 47% dos empresários procuraram por novas tecnologias que trouxessem mais clientes, mas ao mesmo tempo 62% continuam em busca de soluções para reduzir a inadimplência. Já no que se refere a oportunidades geradas durante a crise, apenas 16% das empresas afirmam ter obtido alguma vantagem para os negócios.
O levantamento feito pela Boa Vista também constatou que para 88% dos empresários do País só deverão retornar ao ritmo normal no longo prazo, ou seja, os resultados deverão começar a aparecer ao final de 2021. E 68% das empresas ainda requerem apoio para conseguir sobreviver e 85% anseiam por conseguir crédito com menos burocracia.